Ao fim dos anos 60, ainda antes da crise do petróleo da década seguinte, a Ford dos
Estados Unidos buscava um veículo compacto, barato e econômico --- pelo menos
para os padrões do país --- que pudesse fazer frente à crescente concorrência
dos carros europeus e japoneses. O modelo compacto que a fábrica tinha até
então, o Ford
Falcon, não era tão compacto assim e já estava obsoleto, ainda mais depois
que a própria fábrica lançou o moderno e bem-sucedido Mustang
em 1964, o qual
inaugurou a era dos Pony Cars (Compactos Esportivos), na contramão dos carros
enormes e cheios de frisos que dominaram o mercado estadunidense nas décadas de
50-60.
No dia 17 de abril de 1969 o Maverick foi
lançado por US$ 1.995, com 15 cores disponíveis e motores de 2,8 e 3,3 litros,
ambos de seis cilindros. Apenas dois anos mais tarde, em 1971, foi lançado o
famoso propulsor V8 de 302 Polegadas Cúbicas para o Maverick. Este motor já
equipava algumas versões do Mustang e a Ford, a princípio, relutou em equipá-lo
no Maverick, temerosa de que isto prejudicasse a sua imagem de carro mais
compacto, barato e econômico. A Ford o anunciou como o veículo ideal para
jovens casais, ou como segundo carro da casa. O estilo, com o formato fastback
da carroceria, foi em cima do Mustang, mas suavizado. O sucesso foi imediato e
logo no primeiro ano foram vendidas 579.000 unidades --- uma marca melhor do
que a do próprio Mustang.
Logo vieram outras versões, com apelo esportivo ou de luxo e motorizações
diferentes, como os Maverick Sprint e Grabber. Em 1971 outra marca do
grupo Ford, a Mercury,
lançou o Comet, que basicamente era o mesmo Maverick com grade e capô
diferentes. Os dois modelos fizeram sucesso mesmo depois do estouro da crise do
petróleo, em 1973,
apesar de neste período ter ficado evidente a necessidade de carros ainda mais
compactos. Os dois modelos foram produzidos, com poucas modificações, até 1977.
Fernando Mendes
Fonte: maverick77.com.br
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