sábado, 14 de novembro de 2015

o inesquecível Fiat 147






Fiat 147

É o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil em 1976.
Por incrível que pareça, ele era repleto das mais inovadoras tecnologias daquela época, e foi considerado:

- O primeiro carro á álcool no mundo;

- O primeiro carro com motor transversal dianteiro no Brasil;

- O primeiro carro brasileiro com desembaçador de vidro traseiro;

- E muitos outros títulos...

Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil, o 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico, e para provar lançamento, a Fiat colocou um 147 L para atravessar a ponte Rio-Niterói (14 km) com apenas 1 litro de gasolina. 
no inicio havia duas versões a L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais refinadas com motor 1300 61cv; A GLS e o esportivo "Rallye", houve também uma série especial chamada "TOP".
Em seus quinze anos de produção o Fiat 147 passou por duas mudanças, sem grandes mudanças na carroceria. Na primeira mudança ganhou uma frente mais baixa com faróis e grade inclinados, esse modelo foi chamado de  "Europa" em 1980 e, mais tarde, em 1983, o segundo que foi chamado ''Spazio'', incorporando para-choques de plástico envolventes no estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Fiat Ritmo e o lançamento do ano seguinte Fiat Uno. O Spazio foi oferecido nas versões CL, CLS e o esportivo TR substituindo o "147 Rallye", tinha câmbio opcional de 5 marchas.
Foi um excelente carro, foi um pioneiro na sua época e elogiado até os dias de hoje, com seu motorzão transversal a água, desembaçador de vidro traseiro, freios dianteiros com disco, suspensão independente nas 4 rodas, espaço legal e um grande porta malas , apesar do tamanho do carro rsrsrs, um desse bem arrumadinho arranca olhares de muita gente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário